quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

nasceram mais estrelas


"presépios"
alunos de anabela pinto


diferentes
só mais lentos
só mais activos
meninos
como os outros
diferentes

todos os seis sentidos
nos dedos
nas palmas
das mãos

seis sim porque cinco mais um

burros vermelhos de barro
verdes vacas de plasticina
anjos com fimo nas asas
josé em pasta de barbas de papel
maria de ráfia serena
gruta do monte de cartão canelado

os meninos
chamavam-se jesus
de carne e osso
cada um

gritava o olhar
no sorriso das mãos
chorava o sabor
na bigorna do ouvido
pingava o aroma
nos berlindes dos ourives

filigranas dos seis sentidos

amálgamas de amor e arte
amansadas as massas na mesa
tão mansas de tão amassadas
tons e sons no toar dos sinos

assim nasceram mais estrelas no firmamento
numa sala
de aula


daniel

23 comentários:

Anónimo disse...

Este poema toca-me de uma forma especial ...
Beijito.

Unknown disse...

secreta
Professora?
Estes profissionais... merecem!
Nem todos... infelizmente.
Outro.

Unknown disse...

Quase todos. Os bons!
Quais são ou não são?
Talvez os que se aguentarem...
Pelo menos,
aqueles para quem
"o trabalho (também) é amor tornado visível".
E como se mede o amor?

Unknown disse...

Voltei só para dizer que gostei das palavras, do jogo, do sério, das fotos.
Parabéns às mentes que ajudaram a criar estes presépios.
Elas ajudam a criar mais estrelas.

Unknown disse...

mário henrique
Totalmente de acordo...
Sabes que sim...
Parece que há donos... de metros... para avaliar... o amor!
Tenho... quase... a certeza de que há... no céu... estrelinhas com o nome dos nossos... alunos!
Um abraço!

Anónimo disse...

Parabéns às estrelas que nasceram no firmamento, Parabéns aos poucos que ainda acreditam e continuam a ter esperança...os presépios estão lindos, parabéns também para os pequenos artistas ;)

Beijo

p.s. este sistema da beta blogger não me deixa comentar com o meu link ??? (www.acoisadamicas.blogspot.com)

Anónimo disse...

Lindos os presepios!

Felizmente as crianças fazem nos sorrir e brilhar os olhos,

Adorei.

bjos

asvelasardemsempreateaofim

(nao consigo comentar como blogger)

Unknown disse...

micas
A professora... das estrelinhas... não deixará de lhes contar... que acreditamos neles... nos meninos!
Outro.

as velas ardem... sem(pre)... fim
O brilho dos sorrisos...
É muito bom... ler-te por aqui... e lá!
Bom sinal...
Outros.

Unknown disse...

a todos

As queixas... de que o "betta" não deixa comentar como bloguista... são mais que muitas...
Todas!
Há... por aí... alguém que saiba como resolver este problema?
Se os senhores engenheiros do "Blogger" me lessem... ou se alguém lhes pedisse... ou...
...seria um presente... de Natal!
Obrigado pela ajuda!

o autor

Non disse...

1-delicioso o tratamento do tema do texto. " o melhor do mundo são as crianças". que futuro terão? isso não sei.

2. não tenho tido grandes problemas a comentar.sempre que aparece a dizer q não pode executar a acção,insisto e os comentários aparecem.
mas que tal mandar um e-mail em inglês para lá?

Eles têm interesse nisto ou não o tinham...

Beijo,

Unknown disse...

non
1. O futuro dos nossos meninos depende... também... das pepuenas coisas que formos fazendo por elas...
Concordas?

2. Insistam... sugere a non...
Ou um e-mail em inglês... por favor!

Obrigado, "non"!
Outro. "Oui"?

Non disse...

1 - Claro que depende de muitas coisas pequenas e grandes que fazemos. a pergunta foi talvez mal colocada.
depois do que já fizemos e com as previsões científicas já feitas, que futuro, de facto, lhes resta.

2 - e-mailem inglês? por favor!
ou sem favor lolol
falei porque já recuperei um blog inteiro por e-mail
resulta se houver mts .

Bj

Unknown disse...

non
1. De acordo!
As (e)ternas dúvidas quanto ao futuro dos nossos meninos...

2. Parece que o problema pode não ser do "Blogger" mas... talvez... dos "browsers".
No IE6... falta-me o "sidebar"... que "corre" ao fundo da página do meu blogue!
No IE7 Beta... falta-me a fotografia!
No Opera... o "main content" sobrepõe-se ao "sidebar"!
Só não tenho razões de queixa do Firefox!
Coisas...

Beijo.

Anónimo disse...

Daniel,
Este é um post doce, como doces são todas as crianças.
Lindo.
Beijo

Unknown disse...

o'sanji
Doces... sim... os meninos... e... o teu comentário.
Outro.

della-porther disse...

Dan

a sala de aula...foi um dos lugares onde melhor me senti na vida. Tanto como aluna, tanto quanto professora.
E "elas" (as crianças) muitas vezes foram o alento que não consegui encontrar no colo de ninguém mais.

beijos

della

Belinha disse...

Daniel:

Uma lágrima escorre-me no rosto ao ver aqui retratado, tão fielmente, com os olhos do coração, as capacidades tão diferentes de cada menino. Cada criança esconde em si uma luz tão brilhante que só através da arte consegue "sair de baixo do alqueire".

E acho que resumiste tudo nesta frase: "Tenho... quase... a certeza de que há... no céu... estrelinhas com o nome dos nossos... alunos!". Os meus 14 alunos (só 14?!? mas parecem tantos!...) têm tantos dons que só podem ter sido paridos por uma estrela.

Obrigada por esta bonita homenagem... a estes fantásticos e diferentes meninos.

Belinha disse...

Parabéns ainda pelo lançamento do teu livro.
Deve ser uma emoção permitir que, "off-line", cada admirador da beleza possa desfrutar de cada brinco escrito pela pena das teclas.
Adorei!!!

P.S.: Aqueles suspiros... e aqueles bolinhos de canela... hummmmmmmmmmmmmmmmm

tempo disse...

Santiago

uma canção que ouvi recentemente diz:
..."Tem uns que viram Jesus"...

cordda

Unknown disse...

della-porther
O Natal aos Meninos... mesmo que já sejam... crescidos!
O Natal aos Professores... mesmo que ainda sejam meninos!
Outros.

*belynha*
Os teus... os nossos... os meninos!
Quanto ao lançamento do meu livro... valeu... sobretudo... pelas palavras trocadas entre os amigos!
Numa sala de chá entre bolinhos de canela...
Obrigado.
Um beijo.

cordda
Outros há... que não?
Por mim... nem sempre o vejo... mesmo nos natais...
Um abraço.

APC disse...

Sensível, delicado, comovente.
E sabes no que penso quando aqui venho? É que tenho visto muitos "bloggers" a publicar livros, mas dos que li não achei nenhum grande coisa (opiniões, todos nós as temos)... Sinceramente, até fiquei assim meio "estranha" por isso, sabes? E depois temos outros - e tu aí reluzes - cujo livro ainda não li em papel, mas cujo espólio já lido me maravilha como algumas das melhores obras que já tive o prazer de viver. E para além de tudo isto, é muito "igual a ti mesmo", e fazes falta a quem lê.
Obrigada! :-)

APC disse...

* "és muito "igual a ti mesmo"

Unknown disse...

apc
Sou mais um que publica...
Que não te desiluda também...
O papel eterniza e permite uma análise mais serena e desapaixonada...
Mas o que está no livro... só é diferente deste espaço na (des)arrumação! Não é autobiográfico mas... sou eu... sou!
E... depois... é só um livro!
A minha prenda de natal...
Beijo.