terça-feira, 9 de maio de 2006

emoções... sentimentos... consciência...


ron muek

- Depois... não te queixes!

- Que queres dizer?
- Foi só um desabafo
...
- Não. Uma ameaça!
Ela expressou a emoção. Chorou.
Emoção de si.
A emoção.

- Sinto-me triste, tensa. Um mal-estar imenso...
- Foi um desabafo...
- Não. Foi uma ameaça servida quente!
Lábios trémulos. Face vermelha. Olhar no chão.
Ela sentiu o sentimento. O mesmo. Já sentido.
Sentimento de si.
O sentimento.

- Sais tu ou saio eu?
- Um desabafo...
- Decide. Tu ou eu?
Ela conheceu o sentimento. O mesmo. Já conhecido.
Conhecimento do sentimento. Conhecimento de si.
A consciência.


Daniel Sant'Iago

8 comentários:

Anónimo disse...

Sair, ficar, sair, voltar...
Quando se sai, sai-se para sempre?
Quando se fica, fica-se para sempre?
E quando se volta? E quando se fica?
Sai-se?

Beijo

Unknown disse...

A exclusividade da pertença?
A inconstância da presença...
Diálogo de surdas e surdos?
Outro.
daniel

lisa disse...

Sais ou ficas?
Fico um pouquinho, quero sentir.
Ter consciência de que:
Se saio, saio mesmo, se fico fico, e fico mesmo.
Mas não sei se saio, não sei se fico.

:-)

Unknown disse...

Pois... :-)
daniel

Unknown disse...

o sentimento de si?
ou o sentimento do outro ? ou
ambivalência do sentir do sentimento de ti ..do mim?
a consciência existírá no sentir?

Decides ? tu ou eu...

Unknown disse...

Tantas questões...
Sentimento de si é o sentir-se a si próprio (myself)...
Uma coisa será "sentir" o sentimento e outra o "conhecer" esse mesmo sentimento...
Sim... para mim a consciência é o "conhecer" do sentimento...
Tanta filosofia...
Mas acho que valeria a pena reflectir um pouco sobre estes assuntos... António Damásio ajuda num livro seu: " O Sentimento de Si".
Aos dois... a decisão.
daniel

Unknown disse...

não tenho filosofias tenho sentidos... (enquadra.se aqui)não é?

assim como ...
yourself and I?

:-)

Unknown disse...

Ailéh
Enquadra-se. É uma opção tua.
É.
É uma opção nossa.
daniel